quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Tears for Fears
“Songs from the Big Chair - Super Deluxe Edition Box Set”

Eles queriam e conquistaram o mundo

 
Muita da melhor música pop das décadas de 1980 e 1990 nasceu do complô criativo que brotou da junção de Roland Orzabal e Curt Smith, a dupla que ficou conhecida no mundo da música como Tears for Fears.
Fazendo uso de uma magnífica mescla entre ingredientes inatos tanto ao espírito da new wave como do synthpop, a banda britânica originária de Bath, a oeste de Londres, conseguiu a proeza de vender até hoje mais de trinta milhões de discos e colocar mais de duas dezenas de composições nos lugares cimeiros das tabelas de vendas internacionais.

Mas, para além da componente comercial, os Tears for Fears tiveram o mérito de assinar um dos melhores discos da história da música moderna. Falamos de “Songs from the Big Chair”, segundo longa-duração da dupla e um álbum fabuloso que, em 1985, deixou o mundo rendido a músicas como “Shout”, Everybody Wants to Rule the World”, “The Working Hour”, “Head Over Heels” ou “Mothers Talk”.

Ombreando em termos sonoros com bandas como os Human League, Soft Cell ou ABC, os Tears For Fears ousaram mesmo reclamar pelo título da maior banda à face do planeta, tal era a força e magnitude da sua música. Rapidamente, Orzabal e Smith conquistaram o mundo através de uma pop brilhante, que encontrava excelente porto de abrigo em orquestrações cerebrais e eletrónicas.

A ambição poética deste disco transpunha qualquer tipo de fronteira musical e, ao longo das oito canções de “Songs from the Big Chair”, conviviam elementos épicos com sonantes solos de guitarra e fortíssimas percussões, que extravasavam por completo o conceito mainstream.

Décadas passaram mas a música manteve-se pertinente, acutilante, brilhante. Por isso, à passagem dos trinta anos de existência, “Songs from the Big Chair” é alvo de remasterização e novas edições, incluindo a ambiciosa Super Deluxe Edition Box Set, um conjunto de seis discos (quatro CD e dois DVD) ao qual se junta uma réplica do programa da digressão que promoveu o disco aquando do seu lançamento e ainda um booklet de 32 páginas.

Para além de, no primeiro disco, podermos contar com as oito músicas originais remasterizadas, encontramos também alguns lados B e versões raras limitadas e ou minimalistas. O segundo tomo desta edição de luxo é composto por versões de sete polegadas, enquanto no disco número três as surpresas dividem-se entre remisturas, versões 12 polegadas e experiências dub.

O quarto capítulo desta Super Deluxe Edition Box Set exibe canções nunca editadas, promos, demos e alguns momentos ao vivo, enquanto o disco cinco mostra as oito canções do alinhamento original em modo 5.1 Mix e Stereo. Já o DVD encerra em si um documentário, momentos de entrevista, atuações do lendário "Top of The Pops", assim como videoclips, carinhosamente apelidados no Portugal dos anos 1980 de “telediscos”.

In Palco Principal

Sem comentários:

Enviar um comentário