domingo, 21 de dezembro de 2014

Noiserv
“Everything Should Be Perfect Even If No One's There” DVD

Sozinho em Casa

 
Há poucos músicos assim. Há pouca música assim. O universo sem paralelo criado há cerca de uma década por David Santos, a.k.a. Noiserv, continua a deixar marcas.

Pouco mais de um ano depois de editar “ A.V.O – Almost Visible Orchestra”, eis que chega aos escaparates “Everything Should Be Perfect Even If No One's There”, um registo DVD gravado no minhoto teatro Diogo Bernardes. Intimista e cheio de alma, “Everything Should Be Perfect Even If No One's There” é tudo menos uma simples gravação de um (qualquer) concerto. Com produção do CANAL 180 em parceria com a Filmesdamente, estamos perante uma peça de pura filigrana musical e visual.

Traçando uma tangente no seu espólio artístico, David Santos veste a pele de um verdadeiro homem dos muitos instrumentos – 24 no total – e as nove composições ouvidas em cerca de 45 minutos fazem-nos sentir como se dentro de uma caixinha de música estivéssemos. Ainda que o teor deste “concerto” seja sinónimo do que tem sido a mais recente digressão de Noiserv, as seis câmaras que dissecam a prestação irrepreensível de David Santos tornam cada segundo, cada frame, num momento especial, único e completamente absorvente. Os pormenores revelam-se num eterno grande plano visual e auditivo que os sentidos resgatam deste trabalho. Do mais singelo acorde até à mais abrasiva equação sonora.

Misturando canções do mais recente “A.V.O – Almost Visible Orchestra” com outras de outros registos, “Everything Should Be Perfect Even If No One's There” segue o trilho da perfeição sonora através da exploração de um quase ilimitado somatório de camadas musicais que desafiam fronteiras entre o perpétuo e o efémero, entre o simples acorde e a refinada orquestração. Como elo aglutinador surge a voz segura e cadenciada de David Santos, também ela um instrumento vibrante que envolve música, instrumentos e imagem. Quando dentro do carrossel que é a música de Noiserv, é difícil abandonar essa viagem sincopada por um assinalável e - por que não dizê-lo sem qualquer tipo de imparcialidade – delicado bom gosto.

Seria injusto, tremendamente diga-se, destacar algum momento em “Everything Should Be Perfect Even If No One's There”. Todos eles são de uma imaculada pureza. A música encaixa perfeitamente nos nossos ouvidos anteriormente treinados pela mestria musical de discos como o já referido disco de 2013, “One Hundred Miles from Thoughtless”, ou dos mais curtos “A Day in the Day of the Days” ou “56010-92”.
Peça de ímpar beleza, este DVD tem o condão de mostrar o planeta singular de David Santos de uma forma particularmente cativante. Mais do que um veículo visual e musical, “Everything Should Be Perfect Even If No One's There” é um exercício de exacerbada beleza, uma forma de contemplar, e abraçar, a banda-sonora perfeita de um devaneio onírico, de um sussurro que envolve, amarra e se eterniza.

Alinhamento:

1 Mr. Carousel
2 This is maybe the place where trains are going to sleep at night
3 Bullets on Parade
4 Today is the same as yesterday but yesterday is not today
5 The sad story of a little town
6 It's easy to be a marathoner even if you are a carpenter
7 Palco do Tempo
8 I was trying to sleep when everyone woke up
9 Don't say hi if you don't have time for a nice goodbye

Classificação do Palco: 10/10

In Palco Principal

Sem comentários:

Enviar um comentário