domingo, 24 de agosto de 2014

“Histórias de Roma”
de Enric González

Deambulações pela Cidade Eterna 



Catalão de gema, Enric González tem na escrita uma das suas maiores armas de sobrevivência. Foi jornalista quase durante duas décadas e enquanto correspondente do “El País” conheceu algumas das mais emblemáticas capitais da Europa.

Entre alguns dos acontecimentos que González teve a honra de relatar destacam-se o conflito do Golfo, as atrocidades genocidas do Ruanda ou as experiências nucleares no Atol de Mururoa.

As suas reportagens correram mundo e a qualidade das mesmas valeu-lhe reconhecimentos como o Prémio Cirilo Rodríguez, como melhor correspondente da imprensa espanhola, e o Prémio Cidade de Barcelona de Jornalismo.

Hoje, colunista do diário “El Mundo”, González consegue repartir a sua carreia enquanto homem das letras entre o jornalismo e o formato livro de crónicas de costumes e “guias citadinos”.

Depois de “Histórias de Londres”, publicado em 2012, chega-nos agora “Histórias de Roma” (Tinta da China, 2014), um fantástico livro que nos traz a magia da Cidade Eterna onde o tempo teima em permanecer muito lento e o passado é uma presença constante.

Tal como em “Histórias de Londres”, González consegue captar os tiques e pequenos segredos da capital italiana e encontra até algumas similaridades entre as referidas urbes sendo a loucura pelo futebol a maior das mesmas.

Mas Roma é especial. É caótica e melancólica. Tem um perfil secular que ganha luz com a companhia do Mediterrâneo. É uma cidade onde abundam os lugares e momentos envoltos de uma magia única.

Através deste livro captamos sensações ímpares de Roma assim como maravilhosas estórias, personagens, momentos e peculiaridades locais. Com uma paixão desmedida e absolutamente deliciosa, González relata-nos as suas aventuras na cidade eterna e mistura a mesma com apontamentos que envolvem gatos, pinturas de Caravaggio, a casa e campa do poeta Keats, a melhor pizzaria local, o sítio que serve o melhor café do planeta, Alberto Sordi, o corpo de Aldo Moro, as aventuras de um marques perverso, uma encomenda que corre meio mundo graças a um erro disparatado dos correios locais, os Papas, Berlusconi, uma igreja que ninguém quer que seja local do seu matrimónio, as conspirações, o futebol, claro, as barbearias, os santos e alguns milagres, com ou sem aspas, e muito, muito mais.

Tudo, ou quase, que existe sobre Roma e a sua história está nas páginas de “Histórias de Roma”, uma espécie de guia turístico descaradamente irónico, bem-disposto, cativante e muito bem escrito.
As cidades são muito mais que simples paisagens que servem como imagens dos bilhetes-postais. São espaços vivos, carregados de acontecimentos, segredos e maravilhas que se escondem atrás dos mais simples cantinhos.

Depois de Londres, González mostra-nos o outro lado de Roma e a vontade de apanhar o próximo avião para a cidade aumenta a cada página lida, devorada. Enquanto não o podemos fazer, “Histórias de Roma” é um excelente “genérico”.

In Rua de Baixo

Sem comentários:

Enviar um comentário