quinta-feira, 22 de maio de 2014

Frankie Chavez
"Heart & Spine"

Acreditar é preciso



Enquanto uns falam de crise, na falta de oportunidades e na desesperança que assola o país, outros agarram com unhas e dentes a mais pequena hipótese para serem felizes, através de assinaláveis doses de empreendedorismo e, obviamente, talento. Como que envolta numa redoma especial que afasta para longe maus presságios, a música feita em Portugal tem, nos últimos anos, crescido de forma exponencial. Nascem novas bandas, afirmam-se outras com mais notoriedade no plano nacional ou, imagine-se a ousadia, internacional.

Decidida e definitivamente, os músicos portugueses perderam o medo e vão à luta. Dentro desse destemido leque está Frankie Chavez, que recentemente lançou “Heart & Spine”, o seu segundo longa duração, depois de em 2010 ter editado um EP homónimo e, no ano seguinte, o álbum “Family Tree”.

“Heart & Spine” é, podemos dizer, um filho da luta - um disco que nasceu a partir de uma plataforma de crowdfunding, tendo sido editado através da editora Search Records, um selo criado pelo próprio músico. A sua distribuição ficou, por sua vez, a cargo da conhecida multinacional Universal.

Seguindo uma filosofia de continuidade face a “Family Tree”, “Heart & Spine” assume um perfil mais elétrico, onde a plástica sonora, fruto de uma mescla de rock, blues e folk, encaixa bem num espírito ao vivo, fórmula que Chavez diz ter seguido durante as gravações que duraram cerca de três anos, com as músicas a surgirem a espaços, na ressaca de alguns concertos.

O resultado é um disco coeso, atraente e cheio de alma, que centra as suas atenções na mestria e empenho que Frankie Chavez emprega na sua música, que, no fundo, resulta de uma garra que prende a atenção dos mais distraídos.

Ao longo dos 13 temas de “Heart & Spine”, Chavez contou com a colaboração de amigos, como João Correia, músico de bandas como os Tape Junk ou Julie & The Carjackers, que ajudou na bateria, vozes e precursão. As participações não ficam por aqui e em temas como “Don’t Leave Tonight” ou “Heart & Spine” Chavez partilhou o microfone com Erica Buettner e Selma Uamusse. Num ambiente mais cabaret blusy, a bonita “Morning Train” contou com a particular musicalidade do Groove Quartet.

Como tema de fundo, este disco aborda a dificuldade com que a sociedade tenta ultrapassar momentos difíceis e tal está bem patente em “Fight”, faixa que abre o disco e em que, entre golfadas de um apetitoso rock and roll, Frankie Chavez apela à luta: “I may have lost this battle but i sure ain’t gonna lose the fight”. Filosofia semelhante segue o tema-título, “Heart & Spine”, outra composição que funde blues e rock de uma forma absolutamente inebriante. Procura-se a salvação da alma e Chavez consegue-o através da sua guitarra.

O disco oscila entre momentos mais agressivos e outros contemplativos, como é o caso, por exemplo, da bonita e folk “Sweet Life”, a lembrar o universo musical de Dylan e Springsteen, ou “Pine Trees”, uma composição repleta de motivos campestres, onde a chuva surge como pano de fundo para uma guitarra planante.

O dueto com Erica Buettner em “Don’t Leave Tonight” é um dos momentos mais bonitos do disco e apenas peca pela curta duração, pois, acreditem, esta é uma daquelas canções que se alojam na alma à primeira audição. Essa calmaria sonora encontra eco em outros momentos do disco, tal como em “Sail Upon Your Shore” e “Truth Can Break a Bone”, faixas que encerram o trabalho. Pelo meio, podemos contar com mais pérolas musicais, mais agitadas, como o são “Long Gone”, “Psychotic Lover” ou “I’m Leaving”.

Entre marés acústicas, ondas de maior agitação rock e blues, e alguns redemoinhos folk, “Heart & Spine” é um oceano de excelentes canções. Para além de um enorme talento, Frankie Chavez coloca muita da sua alma e honestidade neste seu segundo álbum, que tem tudo para ser um dos melhores discos do ano. Longe vá o mau augúrio e as tormentas, mas é neste momento obrigatório dizer que a música portuguesa está de boa saúde e recomenda-se, sendo “Heart & Spine” a confirmação do seu estado de graça. Assim continue.

Alinhamento:

01.Fight
02.Long Gone
03.Heart & Spine
04.Sweet Life
05.Pine Trees
06.Psychotic Lover
07.Don’t Leave Tonight
08.Morning Train
09.I’m Leaving
10.Her Love
11.Voodoo Mama
12.Sail Upon Your Shore
13.Truth Can Break A Bone

Classificação do Palco: 8/10

In Palco Principal

Sem comentários:

Enviar um comentário