terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Cristina Branco
“Idealist”

Belíssima Trindade



Em algumas entrevistas a propósito do lançamento de “Idealist”, Cristina Branco afirma que esta edição – uma box com três discos: “Fado”, “Poemas” e “Ideal” – é um documento que marca alguns dos melhores momentos da sua carreira, uma forma de destacar temas que, segundo a cantora, sobressaíram dentro dos seus 13 álbuns, lançados ao longo de 17 anos de carreira. A felizmente extensa lista de temas que integram esta revisitação de uma das fadistas, ou cantoras, mais interessantes da sua geração leva-nos numa agradável viagem ao passado, relembra um alegre presente e aponta ao futuro.

Fã incondicional de Amália, nome que lhe fez nascer o amor pelo Fado, Cristina Branco traçou um percurso diferente daquilo que é o habitual “circuito fadista”. Sem ter cantado numa casa de Fado, Cristina editou o primeiro disco por terras holandesas e logo em formato “ao vivo”. Desde esse registo de 1997, a cantara ribatejana tem construído uma sólida e segura carreira e, ao longo dos anos, tem encantado o ouvido de muitos com temas como “Sete pedaços de vento”, “Os teus olhos são dois Círios” ou “ Longe do sul”, três canções presentes neste “Idealist”.

Esta compilação está “dividida” em três momentos. Se o primeiro disco, “Fado”, divide temas em nome próprio com outros de alguns dos «monstros» sagrados da mais nacional das canções portuguesas, “Poemas”, o segundo tomo, tem uma alma “bipolar”, pois, entre fados como “Musa” ou “Ninfas”, temos peças musicais mais perto do formato canção, como o são “Soneto da Separação”, “L’Invitation au voyage”, “Case of You” ou “No comboio descendente”.

Neste segundo disco, tal como o seu título indica, são os poemas que mais ordenam. De Joni Mitchell a Chico Buarque, passando por gente como Sofia de Mello Breyner, David Mourão Ferreira, Charles Baudelaire, Fernando Pessoa e José Afonso, Cristina Branco “apropria-se” da intensidade das palavras e faz a ligação com a música de forma sublime. Sente-se a alma na voz, nas letras, na música.

O terceiro disco, “Ideal”, faz outra ronda pelo reportório de Cristina Branco, ainda que o mais recente “Alegria” esteja presente de forma ativa, com temas como “Alice no país dos matraquilhos”, “Construção” e “Cherokee Lousie”, canções cuja poesia deve a sua autoria a Sérgio Godinho, Chico Buarque e Joni Mitchell. “Margarida”, tema retirado de “Kornos”, que traz à memória um dueto com Jorge Palma, “Porque me olhas assim”, ou “Não há só tangos em Paris”, são outros momentos de iluminado brilhantismo, num disco que termina, de forma sublime, com “Avec le temps”, um original de Leo Ferré.

Entre recordações e novas roupagens, “Idealist” revela ainda três novos momentos. Se dois deles são originais - falamos de “Fado de partilha” e “Se fores, não chores por mim” -, “Na rua do silêncio” é um original fado Estoril e a ideia para esta interpretação nasceu de um conversa entre Cristina Branco e Carlos do Carmo.

Conhecida por possuir uma linguagem e interpretação muito própria do Fado, aos 40 anos Cristina Branco está numa das suas melhores fases enquanto cantora e este “Idealist” serve como cartão-de-visita daquilo que a “menina de Almeirim” já fez e quer fazer. São 58 temas, três discos, mas podiam ser mais. Podia ser o que Cristina quisesse, pois dela apenas se espera o melhor e esta compilação prova que estamos perante uma das mais incisivas e bonitas vozes portuguesas. Se um disco saberia a pouco, dois seria bom, mas três é o ideal…

Alinhamento:

CD1 “Fado”
1. Trago fado nos sentidos
2. Fria claridade
3. Sete pedaços de vento
4. Fado perdição
5. O descobridor
6. Fado do mal passado
7. Fado
8. Há palavras que nos beijam
9. Gaivota
10. Trago um fado
11. Na rua do silêncio
12. Disse te adeus e morri
13. Não é desgraça ser pobre (fado menor do porto)
14. Os teus olhos são dois cirios
15. Meu limão de amargura
16. Cansaço
17. Água e mel
18. Se não chovesse (fado suplica)
19. Maria lisboa
20. Meu amor e marinheiro

CD2 “Poemas”
1. Fado da partilha
2. A case of you
3. O meu amor
4. Quando julgas que me amas
5. Canção de embalar
6. Reflexão total
7. Ninfas
8. Musa
9. Não oiças a minha voz
10. Toada em realejo
11. Comboio descendente
12. L'invitation au voyage
13. Talvez
14. Tango
15. As certezas do meu mais brilhante amor
16. As mãos e os frutos XVIII
17. Cantigas as serranas
18. Aspiração
19. Assim que te despes
20. Soneto de separação

CD3 “Ideal”
1. Se fores, não chores por mim
2. Bomba relógio
3. Rosa
4. Margarida
5. Não há só tangos em paris
6. Alice no país dos matraquilhos
7. Histórias do tempo
8. Era um redondo vocábulo
9. A Laurindinha
10. Porque me olhas assim
11. Ai vida
12. Cherokee Louise
13. Longe do sul
14. Navio triste
15. Abalara
16. Construção
17. Alfonsina y el mar
18. Avec le temps

Classificação do Palco: 8/10

In Palco Principal

Sem comentários:

Enviar um comentário