sexta-feira, 18 de outubro de 2013

“Os Segredos do FBI”
de Ronald Kessler

Agente provocador



Ronald Kessler, ex-repórter de investigação do Washington Post e Wall Street Journal – e vencedor de 17 prémio de jornalismo -, faz chegar-nos uma obra que revela alguns dos mais bem guardados segredos do FBI e coloca, a nu, políticos, celebridades e estrelas de cinema “disfarçadas” de agentes secretos.

Tendo como base o acesso interno aos arquivos secretos da Agência Federal de Investigação norte-americana, “Os Segredos do FBI” (Bertrand, 2013) revela pormenores até agora (quase) desconhecidos: alguns meandros da captura de Osama Bin Laden, cuja identificação das impressões digitais depois de morto foi inconclusiva; a recente proposta de troca de espiões por parte da Rússia, que fez o governo de Moscovo incluir Robert Hanssen e Aldrich Ames no “negócio”; investigações que apontam que a morte da atriz Marilyn Monroe pode, afinal, incriminar Robert Kennedy; pormenores de um encontro entre Hillary Clinton e Vince Foster que, eventualmente, levou ao suicídio deste último; a orientação sexual de J. Edgar Hoover.

Mas há mais. Pela primeira vez o grande público vai saber como o FBI invade habitações, empresas e embaixadas para colocar a colocar aparelhagem que permite a realização de escutas sem aviso prévio. De forma a apimentar ainda mais esta obra, as páginas centrais do livro mostram fotografias que ilustram alguns dos surpreendentes relatos contados em “Os Segredos do FBI”.

De Watergate a Waco, passando por escândalos que têm em comum figuras do Congresso norte-americano até à morte de Bin Laden, “Os Segredos do FBI” revela uma escrita acutilante que capta por completo a atenção do leitor. As “anedotas”, que têm como autores os vários agentes referidos no livro, tornam esta narrativa ainda mais viva e coesa. Em vez de seguir um caminho repleto de dúvidas e suposições, esta obra assume-se livre de qualquer agenda e vai direita ao assunto. Caso transpareça algum traço que identifique a doutrina política seguida pelo seu autor, tal revelação apenas confere um raio de humanidade a Kessler.

Este livro tem o condão de revelar alguns dos maiores segredos contemporâneos, com material e testemunhos que podem alterar a história recente tal como a conhecemos. Para além de corajoso, Kesser assume o papel de contador de “estórias”, ainda que reais, desmistificando-as e expondo o verdadeiro sumo das mesmas. Para ler com muita atenção.

In Rua de Baixo

Sem comentários:

Enviar um comentário