quinta-feira, 31 de outubro de 2013

“NBA 2K14”
PS3

O jogo de uma vida



“O Basquete não é um desporto fácil. Toda a minha vida tem sido um treino constante para melhorar. É um compromisso. Para seres o melhor tens de trabalhar mais que todos. Tens de tentar conseguir o que os outros acham impossível, sem desistir, porque tal não é uma opção…”

São com estas palavras de luta e coragem ditas por LeBron James, estrela dos Miami Heat e uma das maiores figuras da NBA dos últimos anos, que entramos e NBA 2K2014, videojogo desenvolvido pela Visual Concepts que ameaça ser o mais excitante tomo da saga e que pela primeira vez conta a presença de 14 equipas da EuroLiga de Basquetebol entre as quais se destacam o Real Madrid, o Barcelona, o Panathinaikos ou o Maccabi Tel Aviv.

Tal como já perceberam é LeBron James – para muitos o jogador que pode de alguma forma rivalizar com a excelência do mítico Micheal Jordan – que centra toda a atenção e é dele também a escolha dos temas que compõem a banda sonora do jogo. Depois de arrecadar quatro prémios MVP e sentir o doce sabor de ser campeão por duas vezes assume agora a vontade de conquistar os fãs da saga NBA 2K.

Naquela que é a maior e mais atraente novidade deste jogo, o modo “LeBron: Path to Greatness” permite que o jogador assuma o controlo de James e tente alcançar a façanha de ultrapassar o feito histórico de Jordan que arrecadou seis títulos na NBA, algo que se espera ser feito pelos Maimi Heat neste NBA 2K2014. Assim, este modo dá-nos dois caminhos: “Heat Dynasty” ou “Fantastic Journey” sendo que neste último caso LeBron viaja até Nova Iorque de forma a tentar resgatar o campeonato e terminar de uma vez por todas com o fantasma da especulação que formou o rumor que James quer abandonar a sua equipa.
Nota-se que existiu um grande investimento por parte da Visuals Concepts por forma a fazer de “Path to Greatness” o grande trunfo deste jogo. Superando o “Jordan Chalange” da edição de 2011, em NBA 2K2014 existe uma maior contextualização e as estórias paralelas que vão evoluindo ao longo do jogo tornam o mesmo numa experiência impressionante e não falamos apenas para os fãs de LeBron.



Nos restantes modos de jogo NBA 2K2014 mantém os padrões de qualidades anteriormente exibidos mas pouco mais. O modo “Association” continua a possibilitar as já habituais e possíveis mexidas de plantel e permite a construção de uma equipa desde a sua raiz. Também mantendo a filosofia de sempre, o modo “Career”, uma das formas mais populares desta saga, está bem delineado mas exigia-se mais coragem de forma a inovar alguma coisa. No que toca à possibilidade de se jogar em modo “My Team”, a versão da 2k Sports de EA’a Ultimate Team, acrescenta mais algumas possibilidades de jogo tal como torneios, conseguir novos jogadores ou jogar contra amigos.

No que toca à jogabilidade, NBA 2K2014 traz algumas novidades sendo que a principal diferença está intimamente ligada à reconfiguração que o controlo analógico direito foi sujeito e que permite ao jogador controlar de forma mais eficiente, por exemplo, os dribles e os lançamentos. Esta funcionalidade revela-se ainda mais entusiasmante depois de conseguirmos dominar a arte e capacidade de fintar o adversário ou lançar ao cesto, ações que ganharam maior velocidade de resposta.

Os passes também estão agora mais “facilitados” e podemos entregar a bola a um companheiro de equipa sem olhar para o mesmo mantendo a pressão no comando e direcionar a bola com a ajuda do controlo analógico direito. Ainda assim nunca é demais salientar que o sucesso deste movimento está intrinsecamente ligado à qualidade do jogador (da equipa) em causa. Também mais fácies estão os movimentos de bloqueio sendo a defesa mais agressiva e rápida a reagir no que nas edições anteriores.

No entanto, a ação de jogo denota algumas questões que a Visual Concepts ainda não conseguiu ultrapassar. Existem muitos contactos entre jogadores enquanto debaixo do cesto, as bolas saem de forma estranha das mãos dos jogadores durante algumas animações de transição e os defesas dão muito espaço para os lançamentos. Ainda que possam ser apenas pormenores quando se procura a perfeição são estas as questões a rever.

Em traços gerais NBA 2K2014 é, sem dúvida, um excelente jogo e é, talvez, o melhor da sua saga. Os gráficos são muito bons, a jogabilidade subiu de qualidade e a presença de LeBron garante uma adrenalina permanente no ambiente geral. Muito perto da “perfeição” enquanto simulador, NBA 2K2014 peca apenas por algum conservadorismo no que se refere aos modos de jogo mais tradicionais e pensamos que a Visual Concepts, como alguma vontade e coragem, pode em 2015 apresentar algo verdadeiramente surpreendente. Até lá, vamos sentindo a magia dos afundanços de Lebron e companhia. E, acreditem, é mesmo muito bom. Como diriam alguns: “NBA action is fantastic!”.

In Rua de Baixo

Sem comentários:

Enviar um comentário