quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pixies
“EP-1”

Um regresso…estranho


De forma inesperada os Pixies regressam às edições discográficas com um curto registo simplesmente denominado “EP-1” (ver aqui: http://www.pixiesmusic.com/ep1-eu/). Depois de mostrarem ao mundo “Bagboy” em junho último - a primeira canção saída da cabeça de Black Francis e comparsas nos últimos nove anos – agora é a vez de sentirmos quatro peças musicais da banda depois do (esperado) abandono da baixista Kim Deal.

Assim, Black Francis, Joey Santiago e David Lovering reagem à saída da sua companheira de sempre ao lançar “EP-1”, um trabalho que voltou a contar com a produção de Gil Norton, o homem que esteve por trás dos álbuns dos Pixies que revolucionaram o universo indie rock no final dos anos 1980 e início dos 1990.

Em “EP-1” damos de caras com quatro peças com uma intensidade e conteúdo musical díspar entre si, sendo que numa apreciação global estão uns furos abaixo daquilo que os Pixies sabem e podem fazer.

“Andro Queen” abre o registo e revela uma “balada sci-fi” em toada morna com a voz de Black Francis (ou será Frank Black?) longe do tom que tínhamos por hábito associar à ideia do som formado pelas cordas vocais do homem de “Tame”. Essa “inércia” é de certa forma quebrada com os primeiros acordes de “Another Toe in the Ocean”, uma canção mais rock e que revela o som do baixo aqui nas mãos de Ding Archer enquanto a verdadeira substituta de Deal, a também Kim mas de apelido Shattuck – ex-The Muffs e The Pandoras - não assume a tarefa.

Mas é com “Indie Cindy” - cujo vídeo de apresentação é deveras interessante – que, pela primeira vez neste EP, se sente algo da alma e magia dos “verdadeiros” Pixies principalmente da fase “Trompe le Monde” e com as guitarras a liderarem uma parte significativa da canção. Finalmente, Black Francis empresta a sua voz ainda que num registo spoken-word quebrado amiúde por uma acalmia surf.

O disco fecha com a pujante “What Goes Boom”, sem dúvida a mais interessante composição de “EP-1”. O ritmo é descaradamente rock e pisca o olho a ambientes mais heavy, algo que os Pixies fazem como ninguém.

Em ano que regressam à estrada, pisando o Coliseu de Lisboa a 9 de novembro, os Pixies decidem oferecer um curto punhado de canções que, esperemos, estão na antecâmara de um novo longa duração de originais. A expectativa é muita mas, por aquilo que mostram em “EP-1”, os Pixies estão (ainda) a anos-luz da forma e genialidade que deixaram como legado. A ver vamos se a banda de Boston, agora sem Kim Deal, consegue voltar a arrepiar a pele a alma dos seus fãs.

Alinhamento:
1. Andro Queen
2. Another Toe in the Ocean
3. Indie Cindy
4. What Goes Boom

Classificação do Palco: 6/10

In Palco Principal

Sem comentários:

Enviar um comentário