segunda-feira, 8 de julho de 2013

“O ARMAZÉM E OUTRAS ESTÓRIAS”
de PATRÍCIA MADEIRA

O mundo é um labirinto



A vivência mundana encontra-se nos mais singelos pormenores, nas ações tomadas de forma mais ou menos consciente, em sonhos que transcendem o próprio ato de pensar algo maior que a fértil imaginação.
Em “O Armazém e Outras Estórias”, Patrícia Madeira reúne 18 pequenas peças escritas de um puzzle que pode bem ser um misto das nossas vidas, ou o resultado da própria alienação da realidade enquanto unidade insofismável da complicada, mas aliciante, tarefa de existir num mundo que desafia o limite do ser humano.

No fundo, cada uma destas estórias assemelha-se a uma curta-metragem que versa sobre os mais diversos temas, algo que a autora revela como tendo sido das suas formas iniciais de escrita. Numa cadência que desafia propositadamente qualquer lógica, temas como o amor, a solidão, o sexo, a amizade ou a morte são alvo de caricatura, revistos e transformados em textos agridoces que captam por completo a atenção do leitor.

Se, por exemplo, na estória inicial (“O Armazém”) somos levados para um local surreal assente num mar que junta fantasia, desejo e humor, logo a seguir, “A Confidente” fala da solidão que encontra companhia na frieza da ocasional imagem que se repete a si mesma.

O desgaste das relações pessoais, (“Amo-vos Muito”), a roleta das paixões ocasionais (“Esta Cidade é Pequena de Mais”), as inevitabilidades e certezas da vida finita (“O Que Dizem os Búzios”), as desventuras de um herói errante (“Roy Blue Está na Cidade”) ou os dilemas da arte da escrita (“Quem Quer Ser Escritor?”) são outros episódios trazidos à vida por Patrícia Madeira, cuja escrita atraente e fascinante torna este e-book numa espécie de copo de água fresca num dia particularmente quente.

Para tornar esta edição ainda mais especial, as ilustrações de João Raposo dão um toque requintado às palavras encantadas da autora de “2001, Instantâneos de Sapo” e “Lau Mim”, que tem agora em “O Armazém e Outras Estórias” o mais recente capítulo de um filme que merece sequela.

In Rua de Baixo

Sem comentários:

Enviar um comentário